Uma boa história

 


O método de extração de Tanino da madeira de castanheiro foi inventado por um pintor de Lyon, Michel em 1819, para substituir as castanhas no tingimento da seda.

A utilização mais tarde foi diversificada e generalizada para o curtimento de couro. A França era naquela época o único produtor mundial de extrato de madeira de Castanheiro. Mais tarde, outros países como a Itália e a Iugoslávia começaram também a produzir extrato de madeira de castanheiro.

A partir de 1950, a produção diminuiu porque os extratos vegetais foram substituídos por cromo no curtimento do couro. Em 1980, apenas uma fábrica permaneceu e era pertencente ao grupo Isoroy.

Para iniciar novas aplicações em nutrição animal, a empresa ECOPSI criou em 1990 uma parceria com este último produtor francês. Desde então o mercado continua crescendo.

Em 1998, a unidade de produção da fábrica de Isoroy foi adquirida e fechada pelos italianos. A produção associada de painéis de fibra foi adquirida pela LA TARNAISE DES PANNEAUX, que é o último produtor francês de painéis de fibra (Hardboard) por processo úmido, exportando grande parte de sua produção para uso em embalagens ecológicas. O retorno a uma arranjo de produção sinérgica garantirá com certeza um forte desenvolvimento de ambas empresas francesas.

Sob a dinâmica de Jean-Benoit Tierny, a criação da King Tree colocará a França novamente em cena como principal produtor de extrato de madeira de castanheiro (Tanino puro de castanheiro).